02 março 2006

Diferenças

Muitos argumentam que Ricardo Quaresma, extremo do FCP, é o melhor jogador da liga portuguesa. Seguindo essa linha de raciocínio, esses mesmos defendem que a sua presença no lote de 23 jogadores que vão à Alemanha é indispensável, sublinhando que para um jogador de tanta classe, o Euro de sub-21 é muito pouco.
Reconheço que Quaresma é um jogador como poucos. Como diria um “brilhante” comentador desportivo, ele tem “arte nos pés”, “a bola faz o que ele quer”. Quaresma é, de facto, um génio.
No entanto a história do futebol está cheia de génios que nunca singraram. Jogadores que tinham todas as capacidades do Mundo, mas que não conseguiram demonstrá-las ao mais alto nível. Sim, Quaresma é um belíssimo jogador na liga portuguesa, mas não foi ele quem esteve em Barcelona e não vingou? Quaresma é o maior talento da selecção sub-21, mas também não é verdade que sempre que tem tido oportunidades na selecção “A” as coisas não lhe têm saído bem?
Uma vez esse grande homem do futebol que é Jaime Pacheco (estou a brincar) disse que jogar nos “sub-21” não é a mesma coisa que jogar com os “grandes”. Há jogadores que simplesmente não conseguem materializar as suas potencialidades nos grandes palcos.
Há, contudo, outros que adoram jogar nesses palcos. E essa situação nada tem a ver com idades nem experiência. Falo, por exemplo, de Cristiano Ronaldo, que aos 21 anos tem Manchester a seus pés, e está em vias de receber de Figo a missão de levar a selecção às costas nos próximos anos. Com apenas 18 anos (creio eu) chegou a Manchester e impôs-se. Foi, evidentemente, alvo de um rigoroso treino físico e mental, mas conseguiu adaptar-se ao futebol inglês, e mais importante do que isso, aprendeu a colocar a sua genialidade em prol da equipa, ao serviço da equipa. Ronaldo é um génio da bola que, ao contrário de Quaresma, nunca se esquece que tem mais 10 companheiros em campo e que tem responsabilidades para com eles.
Vê-se assim que, embora com idades semelhantes, Quaresma e Ronaldo são dois jogadores, embora fenomenais, diferentes. Um tem a maturidade que vai fazer dele um craque durante muitos anos; o outro poderá nunca vir a tê-la e será mais uma “eterna esperança”.
Para quem, como eu, gosta de futebol é simplesmente necessário pedir a Quaresma que “cresça” e adapte as suas potencialidades à equipa, pois ele é um jogador brilhante.
Não seria uma pena que o nome de Quaresma ficasse gravado como "mais uma" belíssimo jogador que "não deu nada..."?

Comentários

8 Comments:

At quinta-feira, março 02, 2006 2:00:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

No mínimo eloquente, se bem que não concorde com todo o texto. O Quaresma justifica um lugar na selecção nacional simplesmente por ser um dos 23 melhores jogadores portugueses da actualidade.

a sua época no porto prova-o. Não podemos exigir que com 2 treinos na selecção ele faça um jogo de arromba contra a Arábia Saudita. Simplesmente não é legítimo.

 
At quinta-feira, março 02, 2006 2:05:00 da tarde, Blogger Phillipe Vieira said...

Caro leitor, não é minha intenção deitar abaixo o quaresma.

Apenas acho que ele precisa de mostrar mais serviço para justificar um lugar no Mundial. Não concordo com a sua apreciação de que apenas o facto de ele ser um bom jogador justificar a sua presença na selecção. Se assim fosse, muitos outros jogadores poderiam ambicionar a selecção como o Manuel Fernandes ou até o João Moutinho, o Custódio e o Carlos Martins.

Mas é um belíssimo jogador...

 
At quinta-feira, março 02, 2006 11:39:00 da tarde, Blogger Rui Rocha said...

custa-me, admito, mas concordo contigo. é, de facto, um excelente jogador, mas capaz do melhor e do pior, de grandes e de paupérrimas exibições, de fazer enormes assistências para golo ou perder-se com fintas e individualismos que não levam a lado nenhum. ainda assim, e bem treinado, pode ir longe (não tanto, com certeza, como o cristiano ronaldo que, esse sim, aprendeu cedo o que é o futebol). a falta de trabalho de equipa, de agressividade e de experiência não são compensadas pela (de sobra) capacidade técnica.

 
At sexta-feira, março 03, 2006 12:21:00 da tarde, Blogger Alexandre Carvalho said...

Não concordo! Excluindo o facto de ser um ferrenho adepto portista, considero o quaresma um excelente jogador. Não pelo facto de ser tecnicista, ou pelo facto de fazer aqueles passes que a todos maravilha. O quaresma é muito mais que isso. Reparemos na maneira como o FCP joga. Simplesmente, o jogo do primeiro classificado da Liga Portuguesa passa todo pelos pés dele. Se assim não for a equipa perde o descernimento para criar oportunidades de golo (mesmo com o Lucho em grande forma). Um quaresma em forma é uma mais valia para qualquer equipa do mundo. Ronaldo é mais jogador neste momento por um factor bastante simples: esta numa das melhores equipas de formação do mundo, com um dos melhores treinadores do mundo em formação. Dizer que ronaldo vai dar jogador e que quaresma n ira passar de uma promessa é no minimo absurdo, já que quaresma deixou de ser uma promessa à já algum tempo, afirmando-se como um dos jogadores mais capazes de ajudar a equipa das quinas a chegar a uma posição decente no campeonato do mundo. E com decente idealizo as meias finais... Abraços Romano

 
At sexta-feira, março 03, 2006 12:23:00 da tarde, Blogger Alexandre Carvalho said...

e abraços Phillipe também!

 
At sexta-feira, março 03, 2006 2:53:00 da tarde, Blogger Hélder Beja said...

Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

 
At sexta-feira, março 03, 2006 2:55:00 da tarde, Blogger Hélder Beja said...

Quaresma é futebol. Quaresma é um estádio levantado a aplaudir golos magníficos. Quaresma cresce, se o deixarem e ajudarem. Nem todos crescemos - psicologicamente - ao mesmo ritmo.
Quaresma merece o Mundial e o Mundial precisa de jogadores com Quaresma. A sua passagem por Barcelona não é, nem de longe, tão linear como fazes crer.
Quaresma é arte e a arte nem sempre - ou quase nunca - é compreendida por todos da mesma forma.
Abraço

 
At sexta-feira, março 03, 2006 8:48:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Espera lá... o Ronaldo sabe que joga com os outros 10? Os jogos do Manchester dão na Sporttv normalmente ao fim-de -semana de manhã. Não fazia mal nenhum veres os jogos e leres críticas imparciais( não leres os jornais despotivos portugueses, que dizem sempre maravilhas dos nossos lá fora...)
Quanto ao Quaresma... O rapaz foi Campeão do Mundo, marcou um golo a 30 metros da baliza em uma final da Supertaça Europeia, marcou o golo da vitória em uma Supertaça Portuguesa... Grandes campos?? O Ronaldo teve em uma final, sem ser no Manchester, e não se evidenciou.(Vamos lá organizar a nossa cabeça!)
Quaresma não singrou no barça? Se me lembro ele brilhou no ínicio da época, mas devido a desavenças juvenis( ele tinha 20 anos) com o ainda treinador fizeram com que estivesse parado quase meia-temporada.
Não percebo... só porque um joga em Inglaterra e outro no "clube regional" Porto é que um é esperança e o outro jogador feito? Oh! Claro esqueci-me!! Desculpa!!! O Ronaldo é capa de um jogo de futebol de consolas... desculpa ...

 

Enviar um comentário

<< Home