08 junho 2005

CS de A a Z



Pois é. O fim do ano está aí à porta. Com ele vêm os exames e depois as muito merecidas férias. No entanto, e como medida recreativa, decidi animar o pessoal antes dos exames, dando-lhes a moral necessária para atacarem os livros. De facto, já passou um ano (lectivo) desde que nos juntámos em Setembro. Enquanto grupo já passámos por muito, e enquanto indivíduos crescemos todos (cada um à sua maneira…).
Resolvi proceder à enumeração alfabética de termos, expressões, pessoas que à sua maneira deixaram a sua marca no 1 º ano do curso de Comunicação Social na prestigiada Universidade do Minho. Aqui vai ela:

A
Albertosa. Nome do mui nobre e honrado professor de Informática e Telecomunicações. De facto, iluminou-nos com a sua sabedoria em frente do PC, e graças a si e aos seus ensinamentos teremos sempre emprego em qualquer firma a fazer exercícios de Excel.

B
Benfica. Clube prestigiadíssimo, que reúne a maior parte dos afectos da turma. Actual campeão nacional, é sem sombra de dúvida o maior clube português. Nunca ninguém esquecerá as horas de discussão entre os mais variadíssimos elementos da turma acerca das incidências futebolísticas do fim-de-semana, sempre com o SLB como pano de fundo.

C
Caderno. Onde estaríamos nós sem o nosso fiel caderno? Onde anotaríamos nós as preciosidades que nos são debitadas nas aulas? Sem ele estaríamos perdidos! É um elemento necessário a qualquer bom aluno… Alguém tem um caderno de Semiótica actualizado? Perdi o meu…

D
Droga. Que eu saiba, nunca um aluno do prestigiado curso de CS tomou qualquer estupefaciente. Aliás, podem realizar o controlo anti-doping quando quiserem! Mas avisem com… uma semana de antecedência (há sempre uns imponderáveis…)

E
Enterro da Gata. Semana de descompressão estudantil. Bem precisamos dela na altura. Tempo de convívio, de festa, e de ver alguns colegas completamente intoxicados (“Vocês sabem de quem eu estou a falar”).

F
Futsal. Falar do 1º ano de C.S., é falar da sua belíssima equipa de futsal, que morreu na praia no torneio da especialidade. Tinha potencial, mas por qualquer razão as coisas não correram bem… Acho que não deram ouvidos às palestras do Neri!

G
Guarda- Redes. Não foi por ele que as coisas correram mal… O Teixeira só sofreu um, quanto muito dois frangos por jogo! Gostaria o Ricardo de sofrer tão poucos…

H
Hélder. O presidente da Comissão de Praxe, logo o responsável por grande parte da tortura que sofremos no início do ano! Contudo, ganhou o nosso respeito, e vá lá… é um Sportinguista que eu tolero (não é tão mau como o Dias da Cunha).

I
Inocência. Lembram-se do que isto era? No início tínhamos muita, agora…

J
Jantar de Curso. Houve vários. Só fomos a 3. Para o ano, temos de arranjar outro restaurante, e fazer os caloiros pagar mais. Sempre podemos usar a desculpa de que
“… o carro é para vós…”

K
Kickado. Expressão frequentemente usada por elementos do nosso curso, aquando das suas conversa codificadas acerca do NukeZone. Ainda hoje, o resto da turma permanece na completa ignorância acerca do seu verdadeiro significado. Será um insulto: “Foste Kickado!”. Não sei.

L

Luigi Del Neri. Se houve figura que se eternizou aos nossos olhos foi o nosso bom camarada de Viana. O capitão da equipa de futsal, foi sempre aquele bálsamo necessário para a equipa, e até para a restante turma, dotando-a de novas energias pela sua simples presença. Quem não se recorda de algumas das suas célebres actuações em palco? Para que não sabe, o miúdo não se chama Del Neri. De facto, foi baptizado João Santos, mas considera seriamente a hipótese de mudar de nome.

M
Moisés Martins. O nosso aplicado professor de Semiótica tinha que estar presente nesta lista. Alargou os nossos horizontes com considerações semióticas completamente revolucionárias, e é o grande responsável pela altíssima frequência às aulas de Semiótica. Aliás, nós gostamos tanto dele que muitos decidiram renovar contrato com o 1º ano só para continuar a desfrutar da sua companhia.

N
“Nunca me deixes, preciso de ti.” Além de um verso de uma canção dos Da Weasel, era um dos temas de um dos grupos da performance. É de facto uma frase bonita! Cheia de significado e simbologia. Muito gira mesmo. Aliás, eu que o diga, pois a mesma já me foi endereçada e na altura soube mesmo bem. Ai o 10º ano…

O
Orgias. Não. Que eu saiba não houve nenhuma, mas não quer dizer que nós não tivéssemos tentado! O projecto era para ser na casa do Rui, mas depois a mesma foi invadida por inquilinos estranhos. Logo, ficou adiada para o ano. Até poderemos convidar algumas caloiras…

P

Performance. Como o nome indica, momento de elevada representação teatral. Durante 15 ou 20 minutos, um grupo de alunos expõe-se publicamente perante os seus pares, esperando obter a aceitação por parte do exigente professor de Técnicas de Expressão. Momento engraçado (claro que eu estou a escrever isto antes da dita performance. Pode ser que dia 9 a minha opinião seja outra…).

Q
Queres. “O que tu queres sei eu”. Expressão do mais alto gabarito e recorte gramatical e semântico. Frequentemente utilizada no laboratório de jornalismo. Sempre proferida por indivíduos do mais alto estatuto e índole social. É deveras uma expressão complicada de entender. De facto, o que será que ele quer…?

R
Rabot. Jean Martin Rabot. Nome do professor de Sociologia. Homem de méritos, amigo íntimo de Michel Maffesoli. Senhor de uma cultura geral riquíssima, é também um conhecedor dos melhores sítios para fazer as compras. Se precisarem de comprar um queijo, falem com ele; se precisarem de um carro falem também com ele; se precisarem de atestar o depósito do carro, falem com ele. Contudo, não se admirem se ele vos mandar a Vigo…

S
Sociologia/ Semiótica. As duas disciplinas míticas de Comunicação Social, pelo menos no que ao 1º ano diz respeito. Leccionadas por dois indivíduos de uma altíssima craveira intelectual e profissional, são as disciplinas mais marcante mas também as mais complicadas. Disciplinas que enriquecem o nosso ser no que a conceitos e personalidades diz respeito. Sem elas, nunca conheceríamos homens da craveira de Maffesoli, Ricoeur e Saussure. Bem hajam (de novo, afirmo que escrevi isto antes dos exames…).

T
“The Game”. Pois é. Não poderia faltar aqui a referência ao maior lutador da actualidade, o Triple H. Este senhor é o grande responsável pela febre de WWE que atravessa actualmente uma facção do 1º ano. A estes comparsas só posso dizer… “Time to play The Game! It’s all about the Game and How you play it; it’s all about control and if you can take it; It’s all about your death, and if you can fake it; It’s all about pain and who’s gonna make it; I am the Game, you don’t want to play me; I am control, no way you can take me (…)”… Resumindo:
“Philli, Philli… THE GAME”.

U
União. Não posso dizer que houve uma união entre toda a turma, porém penso que posso afirmar que nos momentos cruciais estivemos juntos, e que há uma espécie de camaradagem entre todos. Claro que, entre os diversos grupos (e eu falo do meu) há uma forte união mesmo que espicaçada por diferentes pontos de vista… de vez em quando.

V
Valores. Unidade de medição que determina se o ano foi proveitoso ou não. Quando se tem mais de 10 valores a todas as disciplinas foi bom. Quando se tem menos de 10 em 2 ou 3 mas que permitam completar o ano, menos mau. Agora, quando não se têm valores para passar o ano, é legítimo dizer: “Este ano foi pró tecto.”

W
“Woooo!”. Expressão utilizada por Ric Flair e reaplicada pelo meu colega neste blog! Romano, aí vai um
“WOOOO!”!

X
XXX. Para comprovar que no Curso de Comunicação Social não há mentes depravadas, posso afirmar que as Salas do Gold Center que exibem os filmes XXX (bolinha bem vermelha) não registaram a visita de qualquer aluno do curso! Mentes sãs! Para quem não sabia da existência do Gold Center, fica na Avenida da Liberdade, quase em frente ao Teatro Circo, ou melhor ainda, à ZARA. Passem por lá… mas não entrem nas salas de cinema.

Y
“You are successful no matter what they say”. Canção criada e interpretada por Marcos Sabino numa saudosa aula de Técnicas a propósito do seguinte tema: Sucesso. A dita música foi aplicada a um formado em Comunicação Social, que se encontrava momentaneamente a trabalhar no McDonalds. Claro que isto é ficção, e qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência.

Z
Zero. Média das faltas da turma às aulas de Técnicas de Expressão às sextas-feiras de manhã. Somos tão assíduos.

Para terminar (e num estilo um pouco Alexandre Sousa Carvalho), deixem-me dizer que foi um prazer partilhar este 1º ano universitário com todos vós. Desejo sinceramente repetir a dose para o ano! Para além de tudo o mais que aconteceu na minha vida pessoal, este ano na universidade foi à sua maneira marcante, e sei que todos vós (uns mais do que outros) contribuíram para essa mesma marca que eu carrego. Por tudo isto, e com certeza muito mais, um voto de bom estudo, boas notas e um grande Verão.

Comentários

10 Comments:

At quarta-feira, junho 08, 2005 10:44:00 da tarde, Blogger Monique Mendes said...

Parabéms Phillipe!!
Tá muito bom o post!! Tás no bom caminho!
Só tenho pena de não entrar (brincadeira)...
É verdade um ano que passou a correr... parece que foi ontem que me matriculei na U.M., pronto se calhar anteontem :)!
A verdade é que... CS é quem manda aqui. E mai nada!!

Beijinhos**
boa sorte pos exames**

 
At quarta-feira, junho 08, 2005 11:20:00 da tarde, Blogger pedroromano said...

Porra Phillipe e depois eu é que escrevo Posts grandes... Ok, acho que só posso mesmo dizer...

WOOOOOOOOOOOO!!!!!! TIME TO PLAY THE GAAAAAAAAAAME!

 
At quarta-feira, junho 08, 2005 11:25:00 da tarde, Blogger Guillaume said...

Eu ia todo lançado, pronto a comentar o último post, e não é que me deparo com um post do mister Phil???!
É assim, eu tava a contar com um do Pedro (pa ver se ele põe mais uma cruz à frente do meu nome... sim, os vossos nomes estão todos na lista dele. Tem um título fixe e tudo " Já comentou ... ")

Enfim, a verdade é que se o post não fosse bom, guardava a minha carga de boa vontade para outro dia, mas tá mesmo muito bom ^_^ E até tem piada, vê lá... Ainda não percebo como criaste um post desta qualidade sem falar em sexo, mas isso já é coisa para ser pensada na aula de semiótica. Fica só uma palavrinha para resumir tudo:Parabéns.

Acredita que tb espero "repetir a dose" pro ano (já que vou repetir a dose de Excel e Semiótica, aproveito). Se não fosse essa turma, já me tinha dado um tiro (não... a semiótica não tem nada a v... bem, na verdade...). Pessoal cinco estrelas e que não me deixa ficar mal (foi um alívio quando soube que eram todos tão - ou mais - doidos quanto eu) é pessoal que não posso deixar fugir;)

Bom estudo pa todos, e até segunda ^-^

 
At sexta-feira, junho 10, 2005 2:09:00 da tarde, Blogger Cristiana said...

Penso que é a primeira vez que comento o vosso blog, embora passe por cá frequentemente. É sempre um prazer ler aquilo que escrevem com tamanha dose de bom-humor.
Aproveito para dar os parabéns ao Phillipe pelo excelente post. Tá mesmo mt bom (mas tb não é nada que já não tenha sido proferido).
Demonstro, igualmente, um pouco da minha nostalgia. Quem diria que este ano passasse tão depressa. Agora que olhamos para trás parece que foram apenas uns diitas...
Enfim, vida de "estudante" é mesmo assim.
Desejo-vos a todos uma óptima época de exames, muita força para enfrentar o calor e se dedicarem aos livros!
Beijinhos e já agora deixo o convite para visitarem o meu blog, que ultimamente anda sendento de comentários.

 
At segunda-feira, junho 13, 2005 5:37:00 da tarde, Blogger Nia said...

Olá Phillipe! Bem não faltou uma única letra!! Mas está muito bom! Não gostei muito da letra B mas enfim...sempre podias ter posto Braga-" A melhor cidade do mundo, tem Bom Jesus, tem Bracalândia, tem rio Este(o rio mais poluído da Europa -o que não deixa de ser mentira, eu própria já o comprovei nas últimas férias de verão nadando lá, ou não!)"

Não te sabia tão conhecedor do famoso cinema do Gold Center...Dizes que nenhum aluno de comunicação social o frequentou mas como é que o comprovaste??Bem...

Parabéns pelo post, já agora podes ir sempre comentando o meu... Só mais uma coisa para o sr.Romano: criticas os meus programas de televisão, mas os teus são fantásticos sem sombra de dúvida!Mesmo que tenha sido para criticar gostei que comentasses o blog, mas para a próxima usa argumentos mais fortes não é Guillaume! Ah obrigada também ao Guillaume pelo apoio!

Beijinhos a todos****

 
At segunda-feira, junho 13, 2005 6:43:00 da tarde, Blogger Alberto Miguel Teixeira said...

axo que na letra T a melhor palavra que caberia era a de Teixeira. O resto é treta. Boa Phill. Keep going, american/english

 
At terça-feira, junho 14, 2005 12:54:00 da manhã, Anonymous Krix_mistious said...

Olá Phillipe!!

Bem eu tinha k comentar este post, pk agr descobri o verdadeiro motivo de andares praí a cantarolar a música da nossa performance...
Pensei k fosse por teres gostado...pois isso pensei eu, mas pelos vistos enganei-me!:p LoL

Mas pela parte k me toca, bigada por teres incluído a nossa performance aki, por estas bandas...Afinal, sempre causamos impacto meninas!!LoL (brincadeirinha...)

bjux...KriX_mistious (C.R.)

 
At domingo, junho 19, 2005 5:34:00 da manhã, Blogger Hugo Torres said...

"… o carro é para vós…"

MUITO BOM!!! Eheheh... Very good indeed!
Outra coisa: para o ano não se esqueçam de gritar - de cima do carro de curso - com os caloiros - cá em baixo. Eles vão gostar. Aliás, vocês são a prova viva! E sempre vão mantendo a tradição recente - se o conseguirem para o ano, é a sua 3ª edição.

Abraço.

 
At terça-feira, junho 21, 2005 7:29:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

depois de ler este artigo até me apetece ir para o teu curso... mas vou estar em Biologia Aplicada 8só para saberes).

fica bem, e não me ignores

bjs,
D.A.

 
At terça-feira, julho 12, 2005 4:43:00 da tarde, Anonymous albertosa said...

Também podem ficar ricos a fazer formatação de documentos, com índices automáticos e quebras de secção... ;-)

 

Enviar um comentário

<< Home