28 abril 2005

Vida na primeira pessoa

O povo português sempre teve gostos muito peculiares. Certamente que pouco mais se poderia esperar duma Nação que nasceu de um caso sério de violência caseira (D. Afonso Henriques, macho latino e de créditos firmados, tinha por hábito exercitar os punhos no nariz da própria mãe) mas, quando pensávamos que já era suficientemente vexatório sermos conhecidos como o povo das mulheres feias, baixas, gordas e de bigode (que, coitadas, a partir dos 80 anos, já não recebem beijos de ninguém - a não ser talvez do Paulo Portas em tempo de campanha), quando já nos sentíamos mais que humilhados pela distinta figura que nos representa lá por fora (não, não me refiro a Mourinho - o visado é mesmo Durão Barroso), eis que nos apercebemos de algo em que ainda não tínhamos reparado: os portugueses gostam de ver pessoas a fazer figuras tristes. Só assim se explica que programas como "A Quinta das Celebridades", "Big Brother Famosos" e os jogos do F.C.Porto tenham as assistências que têm.
Contudo, e numa era em que os valores morais estão em decadência, também "O Número Primo" acedeu em dar uns pontapés na ética e publicar os segredos das figuras mais proeminentes da vida social portuguesa. O nosso objectivo é simples: ter acesso aos diários de várias figuras públicas e aqui reproduzir as passagens mais interessantes.
---------------
Diário de Luís Campos:
22 de Março, 18:00
"Querido diário, como é bom estar de férias... afinal de contas, desde que fui despedido do Beira-Mar que tenho tido pouco para fazer... isto da mensagem não passar é mesmo uma chatice! Tenho que chamar aquele tradutor... como é que ele se chama? É isso, Mourinho (a propósito, já disse que ele e eu temos a mesma escola?)! É que, dado os problemas que tenho tido para passar a mensagem nos meus últimos sete clubes, o problema só pode ser mesmo da língua! Mas pronto, uma pessoa vai-se habituando a estes tempos mortos... Até comecei a jogar um jogo muito maluco, o Championship Manager 5! Por falar nisso, vou jogar um pouquinho agora (apetece-me começar um campeonato novo com o Real Madrid). Até já!"
22 de Março, 18:34
"Merda! Desci de divisão!"
---------------
Diário de José Couceiro:
7 de Fevereiro, 19:10
"Ufa, estou estafado, hoje o treino foi a valer! A malta joga mesmo que se farta, como é que ainda há pessoas a dizer que Diego não é criativo?! Então ele arranja um milhão de formas diferentes das jogadas não levarem a lado nenhum! E o Areias também dá um jeito do caraças, hoje faltaram bonecos para fazer de barreira e ele predispôs-se logo! Claro que a sua prestação como barreira não foi surpresa para mim, eu já sabia que ele era capaz de desempenhar bem essa função - é que eu tenho visto os seus últimos jogos. Só não gostei quando o Baía criticou o Fabuloso por se ir embora a meio do treino (algo em que ele é muito bom, basta ver a forma como ele desaparece a meio dos jogos); eu, para manter a disciplina, disse-lhe logo: "Vítor, olha que no próximo jogo ponho-te o banco a aquecer o rabo!" Ele não se preocupou muito, disse que o César Peixoto já fazia isso muito bem. Enfim, vou descansar um pouco. Devia ir dar mimo à minha mulher, mas ela agora anda com tretas de dizer que eu não tenho pujança sexual. É uma opinião, mas se ela perguntasse aos meus jogadores..."
---------------
Diário de José Peseiro:
11 de Janeiro, 13:15
"Estou desiludido, se calhar não sou o novo Mourinho. Hoje fizemos treino de conjunto e as coisas não correram nada bem... Pus duas a equipa a defrontarem-se, uma com 8 jogadores e outra com 14 - esta estava em desvantagem porque tinha o Hugo - e não houve golos! Já chateado com o andar da coisa, aproximei-me do Liedson para lhe dar conselhos e, ainda antes que eu lhe tocasse, ele atirou-se para o chão a pedir falta. Pensei que fosse um ataque epiléptico e pedi ao Ricardo que trouxesse uma jarra com água mas ele não conseguiu - a jarra escorregou-lhe trinta e sete vezes das mãos; segundo ele, as primeiras vinte vezes foram culpa do vento, as seguintes dez foram culpa da jarra que estava molhada e as últimas sete só aconteceram porque sofreu falta quando a ia a segurar. Mas, como estava mesmo decidido a ver alguns golos, ordenei à equipa que tenciono pôr a titular no domingo que jogasse contra uma equipa de bonecos de palha - esta sem guarda redes (futebol de onze contra onze). Três minutos depois o Pedro Barbosa vem ter comigo, choroso, e diz: "lamento Mister, mas perdemos 2-0, o Pinilla falhou um penalty, o Sá Pinto foi expulso e o Niculae lesionou-se a fazer pé-duro com um dos bonecos". Enfim, decidi suspender o treino e já ia mandar toda a gente para casa quando o Rochemback se abeira de mim e, sem mais nem menos, diz: "vai tomar no cu". Pensei instaurar-lhe um processo disciplinar mas logo ele me disse que não estava a falar para mim mas sim para o Pedro Barbosa (só estranhei o facto do Barbosa, nesse momento, estar já no balneário, mas enfim)."
11 de Janeiro, 13:17
"Quase que me esquecia de dizer: não digam a ninguém, porque só vai ser noticiado no final do ano, mas o Beto vai para o Real Madrid!"
---------------
Diário de Santana Lopes
21 de Abril, 13:40
"Querido diário, acabei de acordar, estou mesmo cansado... Não me devia ter deitado tão tarde mas pronto, valeu a pena, aquela loira era mesmo fenomenal. E assim já posso ir chatear o Paulo Portas: ele pode ter um submarino mas eu arranjei cá um "avião"... E daí, talvez seja melhor não; é que ele pode sempre gozar-me por eu ser a única pessoa do mundo que usa o mesmo penteado do Luís Campos. Mas eu não devia estar para aqui a divertir-me quando fui o primeiro Primeiro-Ministro com maioria absoluta a ser demitido. Confesso que ainda não percebi porquê: disseram que eu era incompetente mas a verdade é que, para um país deprimido como Portugal, eu era a pessoa ideal, afinal de contas pus toda a gente a rir às gargalhadas com as minhas trapalhadas. Mas pronto, já passou. E o mais importante é olhar para a frente e perceber que o futuro do meu partido foi decidido há pouco tempo, com a eleição do novo Secretário-Geral. E, tenho que o dizer, não entendo como é que elegeram um homem que nem sequer consegue chegar ao microfone para falar - definitivamente não tem estatura (sem aspas...) para Primeiro-Ministro! Cheguei a ler o seu programa e devo dizer que não ficava tão mal disposto desde que o Carlos tirou o véu da Camilla no seu casamento. E não é que ele nem sequer fez referência aos casamentos homossexuais!?"
---------------
Diário de Moisés Martins
12 de Janeiro; 20:53
"As minhas aulas estão cada vez mais interessantes. É óptimo ter alunos simpáticos como aquele Alberto Teixeira, que me dá sempre um aperto de mão ao entrar na sala de aula, e é excelente saber que os alunos estão cada vez mais interessados e participativos (pelo menos a prof. Madalena pôs no seu relatório que "os alunos nunca se calam"). Eu é que começo a pensar se não estarei a ficar com um problema ocular... é que às vezes fecho os olhos quando começo a divagar e depois, quando os abro, não consigo ver metade dos alunos que antes pensava estarem presentes - é como se tivessem desaparecido. O que é mais incrível é que os nomes dos desaparecidos aparecem na folha de presenças. Oxalá isto melhore!
---------------
P.S. Ia deixar as coisas por aqui - até porque o Post já vai longo - mas hoje aconteceu algo que não posso deixar passar em claro. É verdade, Pinilla facturou. É bonito, sem dúvida, especialmente por duas razões: finalmente ficámos a saber como é que ele festeja golos, e em segundo lugar porque ele trazia uma t-shirt por debaixo da camisola a dedicar o golo à família. Mas será que o chileno vestiu a dita t-shirt em todos os jogos em que já participou? É que vocês já imaginaram o gozo que devia ser no balneário leonino quando os jogadores lagartos viam Pinilla, antes dos jogos, a vestir a t-shirt com a firme esperança de vir a marcar? Já agora, gostaria de citar o comentador da RTP1, aquando do golo do avançado: "pensávamos que era algo para lá das capacidades de Pinilla..."

Comentários

13 Comments:

At sexta-feira, abril 29, 2005 12:27:00 da manhã, Blogger Sílvia said...

Hoje dei-me ao trabalho de ler o texto todo!Todo não, admito, quase todo... ;)lol
Bem Pedro, inda bem que existe alguém como tu para nos fazer rir com estes posts hilariantes...Curti bués a página do Diário do Moisés Martins...
Bjinhux...E continua assim que vais bem. ;)

 
At sexta-feira, abril 29, 2005 2:00:00 da tarde, Blogger Monique Mendes said...

Bem Pedrito isto anda ruim, é que isto de ler os teus posts até ao fim ainda custa um bocado; e diga-se que eles não são tão pequenos quanto isso!!
Tal como não poderia deixar de ser adorei o diário do Prof. Moisés, mas já agora podias dar-nos a conhecer as suas "páginas" mais quentes...tipo a sua relacção com o Teixeira... digo eu, não sei!

Beijinhux e continua que tens muito talento**

 
At sexta-feira, abril 29, 2005 2:06:00 da tarde, Blogger Alberto Miguel Teixeira said...

Afinal o meu 14 a Semiótica tem explicação racional!! Mas temos que reconhecer que também houve inteligência de minha parte ao apertar a mão ao prof. A Madalena que se cuide! Vai ser a próxima

 
At sexta-feira, abril 29, 2005 2:54:00 da tarde, Blogger Phillipe Vieira said...

antes de mais... que foto é essa da sílvia???????????????'
em 2º devo admitir que o menino que escreve neste blog tem algum potencial... mas cuidado com o vasculhar nos diários dos outros pois isso pode dar prisão!!fica mal, e viva o SLB

 
At sexta-feira, abril 29, 2005 6:42:00 da tarde, Anonymous pelayoft said...

Pois pedro continua que tens um potencial elevado, ainda nao adquirido, apenas uma utopia, uma quimera, mas acredita miudo vai com tudo...
axo e k devias aproveitar a tua verdadeira capacidade e arma secreta(e nao menos mortifera que são :as assistencias para o golo adversario, que tu bem demonstras-te e conotaste no torneio...vamo bora ...;-)

 
At sexta-feira, abril 29, 2005 6:58:00 da tarde, Anonymous Daniela said...

Enfim rapaz...Só tenho a dizer-te k és demais! (lol) Os meus parabéns por mais este post excelente... Acho que o professor Moisés Martins ia adorar saber que lhe roubaste o diário! Põe-te fininho k se ele ca vem estas feito... A nota de semiotica vai pa 0 com sorte! Lol.

Parabéns... Beijinhos...

 
At segunda-feira, maio 02, 2005 9:33:00 da tarde, Blogger Alexandre Carvalho said...

ÉS GRANDE ROMANO!!!!!

 
At segunda-feira, maio 02, 2005 9:37:00 da tarde, Blogger Guillaume said...

Pois pois !!! Ainda bem que fizeste o favor de lembrar que já tinhas o teu blog ( quem mora numa aldeia perdida é smpr o último a saber das grandes revoluções :( ), pois dei-me ao trabalho de procurar por esta terra santa.

Custou ... por momentos pensei em seguir a via dos " belos nomes brasileiros ", mas " Pedro e Pelayo - O Mundo a Seus Pés " pareceu-me mais lógico. Bem, é mentira, toda a gente sabe que esta característica ñ me foi concebida. Foi pura sorte :p

Enfim, este post tá mto bom ! A parte do Moisés é, claro, a minha favorita ( ñ seria eu aluno do DJ Moisés ... ). Será que consegues arranjar o texto integral ? É que estou msm a ver :
" Querido diário, hoje enquanto punha a conversa em dia com os meus amigos Croft e Kah Nabees, entrei num estado de harmonia perfeita, entrei ... bem, tava completamente ganzado qd duas palavras nasceram do nada : langue e parole.
Sei perfeitamente que ñ têm sentido nenhum ( aliás, devem ser fruto das três garrafas de Bordeaux que bebi hoje ao pequeno almoço ), mas se as conseguir inserir na disciplina que me dediquei a dar até morrer, irei smpr lembrar-me desse momento de prazer, bastando para isso as pronunciar. Afinal numa disciplina como semiótica, ñ deve ser difícil inventar mais umas coisas ... já inventei tanto para guardar os meus queridos alunos cmg anos e anos ... "

Pois bem, isso foi uma tradução dum dos primeiros diários que o Moisés escreveu, mas como estes ainda são do ano 453 A.C, esta é claramente muito pouco fiável. Por isso espero pelos resultados das tuas pesquisas ;)

E para acabar ( os meus três minutos de delírio quotidianos já acabaram ), parabéns po blog em geral. Li os outros post, tb estão muito bons ^-^

 
At terça-feira, maio 03, 2005 11:49:00 da manhã, Anonymous Bela said...

Muito bem Pedrito!O teu blog está simplesmente fantástico, adorei!No entanto concordo com a Monique, já fazias uns textos mais pequenitos...:) Agora para o Guillaum: para quando um blog teu? fico à espera!:)
bjinhos...

 
At terça-feira, maio 03, 2005 2:29:00 da tarde, Blogger ovelha_negra said...

Pura e simplesmente fenomenal!!!! Quando acordo, a primeira coisa que me vem à cabeça é correr para o pc para ver se ja tans posts novos!!! - não é bem assim, mas prontoS-
Tiveste especialmente bem no que concerne ao problema ocular do nosso Querido Moisés. Enfim... tão querido, tão querido que um dia destes eu é que lhe arranco os olhos!!


ana paula

 
At sexta-feira, maio 06, 2005 5:27:00 da tarde, Anonymous Daniela said...

Olá minino Pedro... Venho por este meio mostrar-me indignada com sua excelencia... O minino hj disse no lab d CS que o Marcos comentava o blog das cabrinhas e nao comentava o seu... Pois eu sinto-me extremamente indignada pq comento o seu blog e o minino não perde 5 minutos da sua vida nem pa me dizer um ola no meu fotoblog! Lol...

É só uma brincadeirinha ctg, ta? Aproveitar pa "gozar" (no bom sentido) ctg um cadito ja k passei por aki a ver se tinha algo novo...

Beijinho...

 
At sexta-feira, maio 06, 2005 7:38:00 da tarde, Anonymous Daniela said...

Isto é assim... Eu ca nao tenho problemas nenhuns em falar consigo, ate o axo um minino bastante simpatico... Isso do halito é k ja nao sei...
lol

A gente encontra-se no enterro e aí vamos conversar!!! Lol

Jinh gand, Pedrinho!

 
At domingo, maio 22, 2005 9:05:00 da tarde, Anonymous Marlene said...

Bem, depois disto, só posso dizer que estou estupidamente estupefacta. O prof de técnicas diria, muito naturalmente, que não acredita em talentos... não sei se o k diz é verdade ou não. mas se o que te faz escrever assim, se não é talento é algo parecido. muito bom mesmo. continua.... bjinho***

 

Enviar um comentário

<< Home